TRE marca eleições de Jordânia para novembro

O vereador Silmário Gusmão de Oliveira, Sola Gusmão (PRB) assumiu, no dia 23 de agosto, a Prefeitura de forma interina. Sola era o presidente da câmara municipal.

O TRE marcou para o dia 19 de novembro as eleições suplementares para prefeito e vice em Jordânia no Vale do Jequitinhonha.

A data foi definida após aprovação pela Corte, na sessão de julgamentos dessa segunda-feira (02/10), das respectivas resoluções contendo o calendário e as demais instruções que vão reger as eleições no município. Os normativos serão publicados no decorrer da semana no Diário de Justiça Eletrônico.

Calendário das eleições – principais datas

Entre 11 e16 de outubro, os órgãos partidários poderão se reunir em convenções para deliberar sobre a escolha dos candidatos. Após a escolha em convenção, o candidato que será registrado, caso ocupe cargo gerador de inelegibilidade, deve afastar-se no prazo de 24 horas. No dia 19 de outubro, às 19h, será encerrado o prazo para entrega dos pedidos de registros dos candidatos à Justiça Eleitoral. A partir do dia 20 de outubro, os candidatos podem iniciar a propaganda eleitoral, regulamentada pela Resolução TSE nº 23.457/2015, que cuidou das regras relativas à propaganda nas Eleições 2016, e pela Lei nº 9.504/1997.

No dia 19 de novembro, os eleitores do município, inscritos no cadastro eleitoral até o dia 21 de junho de 2017, voltam às urnas para escolher prefeito e vice. As eleições serão das 8h às 17h, com as mesmas Mesas Receptoras de votos constituídas para as eleições que aconteceram em outubro de 2016. Adiplomação dos candidatos eleitos deve ocorrer até o dia 8 de dezembro.

O prefeito reeleito Watson Silva Luz (PMDB) teve seu registro cassado pela prática de conduta vedada a agente público e abuso de poder político em período eleitoral. Esta é a primeira eleição suplementar marcada em razão da cassação de registro pelo TRE. Ainda tramita no TSE o recurso contra a cassação, apresentado pelo candidato afastado.


O vereador Silmário Gusmão de Oliveira, Sola Gusmão (PRB) assumiu, no dia 23 de agosto, a Prefeitura de forma interina. Sola era o presidente da câmara municipal.