Teófilo Otoni participa de feira internacional de negócios e inovação

Considerada a feira mais inovadora da América Latina, a FINIT reunirá, de 31 de outubro a 04 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte, palestrantes que são destaque em todo o mundo

Foto: Gabriel Maciel

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), realiza, em Belo Horizonte, a segunda edição da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT), a feira mais inovadora da América Latina. De 31 de outubro a 04 de novembro, o Expominas (Av. Amazonas, 6200 – Gameleira) será palco de um grande hub de negócios, com a reunião de renomados eventos e palestrantes nas áreas da inovação e tecnologia em um só local. A edição deste ano conta com participação especial de Teófilo Otoni.

Serão cinco dias com programação simultânea em mais de 15 palcos, totalizando cerca de 500 horas de conteúdos ofertados por palestrantes nacionais e internacionais; centenas de encontros de negócios e diversos painéis com youtubers e influenciadores digitais. Uma área de mais de 20 mil m² toda dedicada ao conhecimento, geração de negócios e imersão tecnológica, prosperando o ecossistema mineiro.

A FINIT contará com quatro arenas: Arena de Negócios, Arena Experience, Arena Criativa e Campus Party. Todos os espaços terão programação exclusiva, entre os destaques estão a Mini Maker Faire Belo Horizonte - versão reduzida da maior feira de invenções do mundo, a Maker Faire -, que contará com a exibição de invenções e atividades de Economia Criativa em diversas áreas e para todas as idades. Entre as atrações estarão oficinas de arduino, eletrônica básica, papercraft e LEGO. Laboratórios de programação, exposição de impressoras 3D, máquinas de corte, robôs e humanoides ajudam a compor o espaço.

Outra atração é a segunda edição da Campus Party Minas Gerais, considerada a maior experiência tecnológica do mundo nas áreas de ciência, criatividade, games, empreendedorismo e entretenimento digital. A CPMG2 contará com camping, caravanas, maratonas, desafios tecnológicos, palestras, conferências, workshops, atividades e hackathons. Em 2016, a primeira edição mineira do evento contou com cerca de 4,5 mil visitantes e mais de 300 horas de conteúdo.

A programação ainda receberá a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a Tecnofeira Cotemig 2017, o Movimento 100 Open Startups, a 16ª Conferência Internacional de Inovação Anpei, o II Seminário Mineiro de Pesquisa e Inovação em Turismo, o Fórum Aeroespacial 2017, o She’s Tech, o UFMG Challenge, a Feira de Miniempresas do Programa Meu Primeiro Negócio e o Projeto Difusão Minas Digital.

Além dos eventos, os palestrantes são uma atração à parte. Algumas presenças já confirmadas: Rony Meisler (CEO do Grupo Reserva) com o painel “Da garagem para o sucesso: como a Reserva se transformou em uma das maiores marcas de moda do Brasil”; Eduardo Lins (Co-fundador da Movile) com uma discussão sobre “História da expansão global e inovação da Movile”; além de Mary Spio (Fundadora e CEO da CEEK VR), Tracy Mann (Consultora SXSW) e Cezar Taurion Chede (sócio Kick Ventures, PWC).

Teófilo Otoni

"Em alguns desses eventos Teófilo Otoni terá destaque. O agente regional de inovação do Governo de Minas Gerais na região do Vale do Mucuri, Carlos Macedo, além de organizar a caravana junto ao SEBRAE - MG, que participará da Finit 2017, representará a região no Painel “Criando e engajando comunidades mineiras com Startup Weekend”. “Estamos com a expectativa muito grande de levar uma caravana da nossa comunidade, onde os membros possam trazer de volta esta experiência de estarem envolvidos com as novidades e tecnologia da maior feira da América Latina voltada para inovação”, diz Carlos Macedo."

Teófilo Otoni está entre as cinco cidades mineiras que mais receberam votos na enquete realizada pelo Sistema Mineiro de Inovação (SIMI) para a escolha dos nomes dos palcos da FINIT. A Mucuri Valley contabilizou mais de 1,6 mil votos na enquete que contou com a participação de 22 comunidades de startups de Minas Gerais, levando seu nome para um dos espaços do evento.

Sobre a FINIT

Depois do grande sucesso de sua primeira edição em 2016, a FINIT (Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia) retorna este ano ao Expominas, em Belo Horizonte, ainda maior e com mais conteúdo. A Feira vai reunir, em um só lugar, grandes e consolidados eventos e palestrantes nacionais e internacionais, além de um público bem diverso, composto por startups, empresas, estudantes, pesquisadores, empreendedores, profissionais da área de tecnologia e demais interessados. A FINIT abrigará, na edição de 2017, a segunda Campus Party Minas Gerais; a Arena de Negócios, que promete conectar grandes empresas e startups; a Arena Experience, que vai promover uma série de atividades de divulgação científica por parte de centenas de instituições nacionais; e a Arena Criativa, um ambiente dedicado à criatividade e a inovação.