Vereador convoca audiência para debater situação dos aposentados

Ocorreram audiências na ALMG e na Câmara dos Deputados para tratar do mesmo tema.


O vereador Wanderson Gandra (PSC) convocou uma audiência pública na Câmara Municipal de Ipatinga para debater a situação dos professores aposentados da Prefeitura de Ipatinga.

A audiência será na próxima terça-feira(28) às 17h, no plenário da Câmara Municipal de Ipatinga.

Já ocorreram audiências na ALMG e na Câmara dos Deputados para tratar do mesmo tema.

O vereador está convocando servidores aposentados, ativos, sindicatos e representantes da categoria e da administração municipal.

O vereador Gandra iniciou o mandato na base do Governo do Prefeito Sebastião Quintão, mas recentemente rompeu com o governo e está na oposição ao Prefeito.

Entenda o caso

Os servidores do município de Ipatinga recebem parte do salário pelo INSS e parte é complementado pelo município para que os servidores mantenham a margem salarial da ativa após se aposentarem, entretanto o município alega não ter mais condições de pagar a complementação devido a queda na receita e ao aumento do número de inativos aliado a falta de um sistema de previdência próprio do município que deveria ter sido criado desde há mais de 20 anos, mas que vem sendo "empurrado com a barriga" pelos governantes, segundo informou os representantes da categoria.

Na gestão passada a Prefeita Cecília Ferramenta suspendeu o pagamento da complementação e entrou com uma Ação direta de inconstitucionalidade para tentar acabar com a complementação, o processo arrasta na justiça mas ainda não tem uma definição do judiciário.

O maior questionamento dos servidores seria porque na campanha eleitoral de 2016 o Prefeito Quintão teria prometido resolver o problema e até o momento não apresentou uma solução. Além disso a Câmara Municipal que possui o mesmo problema já resolveu a situação e está pagando os servidores.