Fabriciano participa do Circuito de Presépios e Lapinhas do IEPHA MG

Em 2016 mais de 150 cidades mineiras participaram da ação, expondo mais de 250 presépios.


A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio do Setor do Patrimônio Cultural, participa do Circuito de Presépios e Lapinhas 2017 de Minas Gerais, promovido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA. A iniciativa permite que o município contabilize pontuação do ICMS Patrimônio Cultural, isto é, receba recursos na forma do ICMS Cultural.

Por meio do Circuito, os municípios compartilham seus presépios e criam um roteiro de visitação em todo o território de Minas. A Prefeitura de Coronel Fabriciano reconhece a tradição e registrou junto ao IEPHA os presépios da Igreja Matriz São Sebastião, Superintendência Regional de Ensino Coronel Fabriciano e da Catedral São Sebastião. Com a abertura no primeiro domingo de dezembro, e encerramento das visitações no dia 6 de janeiro, os símbolos religiosos vêm sendo construídos desde as décadas de 1940, 1980 e 1990, sendo uma das principais atrações da religiosidade fabricianense nas festividades natalinas.

Segundo a Técnica em Patrimônio Cultural de Fabriciano, Luiza Jácome, o objetivo do circuito é divulgar os presépios para aumentar a visitação e fortalecer essa atividade cultural em nossa cidade e estado, uma vez que Minas é um Estado muito religioso. Os três presépios cadastrados são abertos para visitação, de 8h às 17h.

Segundo o IEPHA, em 2016, mais de 150 cidades mineiras participaram da ação, expondo mais de 250 presépios.