Parceria garante mais de 20 mil procedimentos dentários em Ipatinga

20.707 procedimentos dentários foram realizados, além de 3.532 consultas odontológicas, beneficiando 387 munícipes.

Foto: Secom/PMI

Depois de três meses de trabalhos ininterruptos em Ipatinga, os profissionais da Unidade Móvel de Odontologia do Sesc em Minas, o OdontoSesc, encerraram nesta quarta-feira (06/12) as atividades de prestação de serviços em saúde bucal. O vice-prefeito Jésus Nascimento, acompanhado de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu no gabinete do Executivo o presidente do Sindcomércio Vale do Aço, José Maria Facundes, e o diretor regional do Sesc em Minas, Luciano Fagundes, parceiros do Projeto, para apresentação dos resultados alcançados.

Durante o período, 20.707 procedimentos dentários foram realizados, além de 3.532 consultas odontológicas, beneficiando 387 munícipes.

Segundo informou o odontólogo e supervisor de serviços sociais da Unidade Móvel, Marcus Vinícius Reis, com uma média de nove consultas por paciente foram concluídos 372 tratamentos no município. “Vimos o sucesso do projeto na cidade não somente pelos números que alcançamos, mas essencialmente pela melhoria na qualidade de vida do paciente, no impacto social gerado e no grau de satisfação que o munícipe demonstrou ao concluir o tratamento”.

Em sua fala, o vice-prefeito Jésus Nascimento lembrou que ao assumir a Administração, a área da Saúde se encontrava em estado de calamidade financeira. “As parcerias, nestes momentos, representam muito para o município, especialmente assegurar uma maior assistência à população mais carente. Desde 2015, muitos usuários da rede pública aguardavam consultas e tratamentos odontológicos. Com a vinda do OdontoSesc, nós conseguimos minimizar a fila de espera, garantindo importantes benefícios para os ipatinguenses”, destacou.

Para o diretor regional do Sesc em Minas, Luciano Fagundes, “a permanência da Unidade Móvel de Odontologia em Ipatinga superou as expectativas ao verificarmos o quantitativo alcançado, beneficiando usuários da rede pública, comerciários e seus dependentes. Isso demonstra a parceria exitosa com o poder público, viabilizada pelo Sindcomércio local. Nós queremos que o município conte conosco para os próximos anos, uma vez que estão previstas melhorias também nas Unidades Móveis para benefício da comunidade”, destaca.

Histórico de atendimentos

Graças à parceria firmada pelo atual governo municipal com o Sindicato do Comércio do Vale do Aço (Sindcomércio) e o Serviço Social do Comércio em Minas Gerais (Sesc) desde agosto deste ano, Ipatinga recebeu as Unidades Móveis nas especialidades de Oftalmologia e Odontologia, levando atendimento preventivo e curativo gratuito a centenas de usuários do sistema público de Saúde.

Estavam presentes, durante a prestação de contas, o gerente regional do Sesc em Minas, Frederico Cássio; o gerente da Unidade de Governador Valadares do Sesc em Minas, Frederico Dantas, dentistas e técnicos de saúde bucal do Sesc, além dos profissionais do Departamento de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde de Ipatinga.