Japoneses presenteiam prefeito Sebastião Quintão com quadro de superatletas

Medalhista Olímpico Masashi Nishiyama veio a Ipatinga para ensinar novas técnicas a judocas da Usipa

Secom/PMI

A comitiva de japoneses posa ao lado do prefeito, do secretário de Cultura e Esporte e a interprete

Como havia anunciado em 22 de fevereiro numa visita de cortesia, o chefe de Escritório em Belo Horizonte da Nippon Steel & Sumitomo Metal Empreendimentos Siderúrgicos (um dos principais acionistas da Usiminas), Osamu Nakagawa, retornou ao gabinete do prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão, na manhã desta terça-feira (14), desta vez acompanhado do judoca Masashi Nishiyama.

Medalhista de bronze na olimpíada de 2012, em Londres, e também campeão mundial máster no Cazaquistão, Nishiyama entregou ao prefeito, como sinal de renovação da amizade entre os japoneses e brasileiros, um quadro com mensagens positivistas assinadas por ele e mais dois superatletas do país asiático. Além de Nishiyama, o presente foi subscrito com votos pessoais de Yasuhiro Yamashita (campeão olímpico de 1984, em Los Angeles; campeão mundial de 1979, 1981 e 1983 e hoje vice-presidente da All Japan Judo Federation) e Kosei Inoue (campeão olímpico de 2000, em Sidney; campeão mundial de 1999, 2001 e 2003 e atual treinador da seleção japonesa de judô). Na parte posterior do quadro, os silabários e ideogramas nipônicos são traduzidos para o português.

DESEJO SATISFEITO
Nishiyama, que chegou segunda-feira (13) e permanece na cidade por três dias, ensinando novas técnicas a judocas da Usipa, disse que esta é a sua quinta visita ao país. Contudo, é a primeira vez que vem ao Vale do Aço e tinha grande desejo de conhecer Ipatinga, tendo em vista a forte relação com os japoneses que já dura 60 anos.

Quintão se disse honrado com a visita do medalhista olímpico e parabenizou-o por sua dedicação ao esporte, “que sempre tem uma contribuição importante à formação do caráter da juventude”. O prefeito convidou o judoca a retornar para uma agenda mais ampla, propondo-se a percorrer com ele algumas escolas municipais em que poderia transmitir mensagens de incentivo aos estudantes.

O chefe do Escritório da Nippon Steel & Sumitomo Metal Empreendimentos Siderúrgicos em BH, Osamu Nakagawa, que acompanhou parte dos treinamentos de Nishiyama em Ipatinga, declarou ter ficado impressionado com a seriedade com que os judocas locais encararam a oportunidade, absorvendo rapidamente as orientações.

Também estiveram no gabinete do prefeito, participando do encontro, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Oliveira; a intérprete Mary Nakano, e o analista e o diretor Administrativo da Nippon, Fabrízio Maciel Fraga e Shigetaka Hiraga, respectivamente.

Fonte: Secom/PMI