Aumento dos combustíveis para financiar a corrupção

Opinião do Historiador Daniel Marques

Inexplicável atitude do governo brasileiro ao decretar um reajuste dos combustíveis acima de quaisquer parâmetros legais. Todos os países que pretendem gerar emprego, renda e aumentar a arrecadação o fazem através da diminuição gradativa dos tributos e taxas incidentes sobre combustíveis, alimentos, bens de consumo, entre outros.

Descaradamente nossos governantes utilizam essas estratégias para aumentarem a arrecadação e usarem o valor como moeda de troca na aprovação de emendas parlamentares ou cobrir rombos bilionários da corrupção. Preferem um lucro gigantesco a curto prazo, mesmo colocando em risco toda a economia do país e sacrificando justamente os necessitados que trabalham apenas para sobreviverem.

O poder executivo, legislativo e judiciário de nossa república tem comprovado que são compostos apenas de pessoas movidas pela ganância e poder. Convêm lembrar que nossos governantes agem livremente, sem elogios ou reprimendas, visto sermos um povo apático, interessado somente em distrações e metade dos egressos de seus cursos superiores são considerados analfabetos funcionais.

Portanto é desnecessário esperarmos mudanças enquanto não tivermos primeiramente educação de qualidade capaz de formar cidadãos aptos a participarem ativamente da sociedade e da cobrança de seus direitos básicos constitucionais.