Internet gratuita para a educação

Espaço Aberto - Opinião do Historiador Daniel Marques

Nossos Deputados e Senadores possuem tempo e dinheiro para votarem leis absurdas e na maioria das vezes visando aumentar a arrecadação ou dificultar com burocracias inúteis, entretanto raramente agem promovendo a educação, o lazer e a saúde.


Historiador Daniel Marques

É notória a ausência de políticas públicas para a disseminação de conteúdos educativos nas mídias brasileiras, enquanto a internet como mais abrangente ferramenta de informação é subutilizada por seus usuários que a utilizam para entretenimento ou a disseminação de inutilidades em redes sociais e ignorada pelo poder público como formadora de cidadãos atuantes. Acredito que seja fácil a criação de uma simples lei obrigando todos os provedores de internet a disponibilizarem gratuitamente o acesso a conteúdo educativo, principalmente nas redes móveis que cobram por consumo de dados, tornando extremamente oneroso ao estudante de baixa renda o acesso aos conteúdos que necessita.

Existem tecnologias que permitem distribuição por assuntos nos sites de internet, através dos provedores de acesso, basta vontade política para implementar. Lembro que as eleições já se aproximam e nossos deputados e senadores devem atentar ao fato de os eleitores já não mais se conformarem com o pão e circo e já estão fartos dessa atuação política deprimente, desprezível e indigna de comentários.