Exponor 2017 superou as expectativas e movimentou a economia em Teófilo Otoni

Matéria em destaque no Jornal dos Vales - Edição Impressa

A Mostra Empresarial do Nordeste Mineiro (EXPONOR), em sua edição 2017, se mostrou um evento maior, melhor e muito mais importante do que se propôs a ser quando foi resgatada pela atual gestão da Associação Comercial e empresarial (ACE) de Teófilo Otoni.

Foto: ACE/Divulgação

De acordo com o presidente da ACE, Ricardo Bastos Peres, assim que assumiu a entidade, pediu ao gerente-executivo Mielly Maya Machado para iniciar a elaboração de um estudo para resgatar a EXPONOR, mas não apenas como um espaço para exposição de produtos e serviços, como ocorria antes. “A internet, que já estava consolidada em 2013, já fazia isso”, comentou Ricardo. “Precisávamos de algo a mais; precisávamos de algo diferente”, explicou ainda o presidente.

Foto: ACE/Divulgação

E, de fato, a EXPONOR se tornou algo grande e marcante. O próprio Ricardo Bastos assim conceitua: “Mais do que uma Mostra Empresarial, a EXPONOR é hoje um ecossistema completo e complexo onde empresas e empreendedores de todos os portes e segmentos expõem os seus bens, produtos e serviços para o público visitante e, ao mesmo tempo, interagem com outros expositores, fornecedores, prestadores de serviços para o seu negócio e, assim, oportuniza o surgimento de muitos novos negócios na cidade e região, gerando emprego, renda e riqueza para a nossa gente”.

Ecossistema Empresarial

Para o vice-presidente da ACE, empresário Sebastião Ribeiro de Souza, o Tião da Jhiane, a EXPONOR tem crescido todos os anos e se tornado a maior expressão da capacidade do nosso empresariado local se organizar em torno de objetivos comuns e criar um verdadeiro ecossistema empresarial em que todos ganham. “Graças ao nosso crescimento exponencial, neste ano pudemos ter a Feira Internacional de Pedras Preciosas sendo realizada paralelamente à EXPONOR. Eu tenho certeza que, a partir daqui, continuaremos a crescer sempre mais e mais com a força da nossa equipe de trabalho”, argumentou Tião.

Por sua vez, o empresário Ricardo Bastos, falando sobre a importância desse complexo ecossistema empresarial, explicou que “A EXPONOR é o resultado da ACE e outras entidades parceiras, todas representando o terceiro setor, darem um norte para o desenvolvimento econômico da nossa região. O terceiro setor dá o norte. O setor público, representado pelo apoio que recebemos do Governo do Estado e também da Prefeitura, nos ajuda com a infraestrutura. E a classe empresarial se soma a essa junção de forças incrementando o projeto e tornando-o viável”, defendeu Ricardo.

Espaço It

O “Espaço It”, da blogger Vivi Ribeiro, foi, por sua vez, uma atração à parte durante os quatro dias do evento. Logo na primeira noite Vivi Ribeiro promoveu, no “Espaço It”, o lançamento da coleção Moda Resort Vivi Ribeiro, assinada pelo estilista Kleber Vieira. A partir da noite de sexta-feira foram promovidos desfiles dos parceiros do “Espaço It”, que tornaram o espaço ainda mais agradável do que nas edições anteriores. A blogger Vivi Ribeiro se disse muito contente com os resultados e deixou o público com um gostinho de “quero mais” para a edição do ano que vem do “Espaço It”.

Programação Cultural

Todas as noites uma vasta programação cultural atraía milhares de pessoas ao espaço da Mostra Empresarial. Havia shows gratuitos todas as noites no “Espaço It”, da blogger Vivi Ribeiro, e também na Praça de Alimentação do Pavilhão de Exposições.

Na sexta-feira, 18, o artista “Pereira da Viola”, recentemente homenageado com o título de Garimpeiro do Ano de Teófilo Otoni, promoveu uma espetacular apresentação de música raiz e moda de viola.

Foto: ACE/Divulgação

No sábado, duas mega-apresentações lotaram o espaço de shows do Estacionamento do EXPOMINAS. O primeiro, com Jorge Vercillo, e o segundo com a Banda Falamansa. Foi um verdadeiro espetáculo de bom gosto musical.

Foto: ACE/Divulgação

No domingo, 20, houve show com o Anima Kids a partir das 11h da manhã, além de continuarem as apresentações com artistas locais e regionais.

Resultados

Para Mielly Maya Machado, gerente-executivo da ACE, a EXPONOR, como bem colocou o presidente Ricardo Bastos, se tornou um evento maior, melhor e mais complexo do que originalmente planejado.

“Nós tivemos 176 estandes comercializados com pelo menos um mês de antecedência em relação à data da Mostra”, explicou Mielly, que continuou: “Isso demonstra a credibilidade que os empresários da cidade e região depositam na EXPONOR. Graças a esta credibilidade adquirida, neste ano pudemos contar, também, com a realização paralela da Feira Internacional de Pedras Preciosas, a FIPP; um maior engajamento do público para com o “Espaço It”; além de shows de altíssimo nível que foram coordenados pelo produtor Lula Guedes.

A realização da Mostra já demandou, por si só, um volume de negócios superior a R$ 1,5 milhão de investimentos. Durante os quatro dias de realização da EXPONOR estimamos a realização de uma movimentação superior a R$ 4 milhões apenas na área interna do evento”, finalizou Mielly.

Expectativa de Futuro

Para os próximos anos o presidente da ACE, Ricardo Bastos propõe aumentar o número de parcerias da Mostra: “Quem sabe podemos realizar, assim como fizemos este ano a EXPONOR e a FIPP, a Exposição Agropecuária e outros eventos paralelos também?” E, mais do que isso, Ricardo explicou que sua meta é transformar a EXPONOR numa referência de progresso devolvendo a Teófilo Otoni a sua condição de cidade-polo da economia regional, e também o seu protagonismo entre as mais importantes cidades de Minas Gerais.

(Fonte: ACE)