Gestão Inovadora Muda a Cara de Santa Efigênia de Minas

Matéria em destaque no Jornal dos Vales - Edição Impressa

Desde que assumiu a gestão do Município de Santa Efigênia de Minas em Janeiro deste ano o Prefeito Ronaldo Moura (PSD) adotou um modelo de gestão empresa, o prefeito tomou posse com um grande desafio de colocar as contas do município em dia e resolver problemas que se arrastavam há anos. Além das dividas com servidores e fornecedores, a frota estava com a maioria dos veículos estragados e sem condições de atender a população.


Oriundo do seguimento empresarial, o prefeito que nunca havia ocupado cargo público, residiu durante mais de 20 anos nos Estados Unidos e ao que parece trouxe de lá a experiência em gestão.

Adotando um sistema de economia nas contas públicas, planejamento e capacitação da mão de obra, em menos de 8 meses os resultados são visíveis; servidores com salários em dia, a frota está completamente renovada, a cidade está sendo arborizada, obras estão sendo realizadas por toda parte com recursos próprios do município, além de ações nas áreas de saúde e assistência social.

A atual gestão tem adotado um sistema de conscientização da equipe, evitando o desperdício e a depredação do patrimônio que era uma prática comum anteriormente.

Além das ações citadas a prefeitura está finalizando obras que estavam inacabadas como da Escola Municipal e do Cras.

Um Moderno sistema de gestão em convênios foi implantado na cidade, proporcionando só neste ano uma previsão de mais de 1 milhão de reais em recursos federais, estaduais e de emendas parlamentares.


Duas ambulâncias novas e um ônibus foram integrados a foram através de indicações dos Deputados Neilando Pimenta e Marcelo Álvaro Antônio.

Município consegue parceria privada para construir escola

A Escola Municipal Andrelina Pereira da Silva que está completamente degradada, com uma infra-estrutura precária, será reconstruída com recursos da iniciativa privada. No dia 27 de Julho o Deputado Federal Marcelo Álvaro Antônio (PR), que conseguiu esta parceria, esteve na cidade acompanhado da equipe de engenheiros da empresa que irá doar a construção da nova escola para elaborar o projeto.


A Parceria Público Privada que é inédita na região irá proporcionar aos mais de 400 alunos uma escola nova, sem nem 1 real de recursos públicos.

A Cidade virou um canteiro de obras

Segundo o Prefeito Ronaldo Moura, a economia que está sendo feita no município, tem proporcionado a prefeitura realizar obras emergênciais, dentre estas obras está a manutenção das estradas rurais, a construção da rede de esgoto da rua do desvio, o calçamento das ruas Vereador Vanderlei Soares e São Paulo, construção do passagado da barreira, reforma de pontes, paisagismo e arborização em toda cidade e reforma do calçamento em vários pontos da cidade, para o visitante que passa por Santa Efigênia hoje é impossível não visualizar as alguma obra em andamento.

Conferência Municipal de Saúde

Aconteceu no último dia 11, a 7ª Conferência Municipal de Saúde, com o Tema: Fortaleça SUS, a conferência fez parte da agenda de planejamento e fortalecimento da saúde no município. Foram abordados temas como fortalecimento dos departamentos em saúde, saúde da mulher, entre outros.


A rede pública de saúde em Santa Efigênia de Minas também foi totalmente reformulada e melhorada, o município conta hoje com três médicos, na gestão anterior tinha apenas um atendendo a população.

Os pacientes tinham que acordar 2 horas da manhã e enfrentar uma fila para pegar ficha, hoje o atendimento foi otimizado e humanizado e isso não acontece mais.

Além disso o município adquiriu três pranchas e colares cervicais, para atender os pacientes em caso de urgência e emergência, anteriormente os pacientes eram atendidos sem esses devidos cuidados.

CRAS oferece Oficinas para Crianças, Jovens e Adultos

O CRAS no município de Santa Efigênia está oferecendo oficinas de Dança, Capoeira, artesanato e outras atividades voltadas para crianças, Adolescentes e adultos, com o objetivo de resgatar vínculos, e estimular a convivência.


Os resultados são visíveis, com redução nos índices de violência doméstica e urbana, além de uma melhora na qualidade de vida da população.

Imagens das Obras que estão sendo realizadas nas áreas urbana e rural: