'Contos Locais' chega a Guanhães, Virginópolis e Divinolândia de Minas

Matéria em destaque na versão impressa do Jornal dos Vales

Começaram neste mês de agosto as atividades do Projeto Contos Locais; projeto que contemplará estudantes de Guanhães, Virginópolis e Divinolândia de Minas. Em seu segundo ano de realização, a iniciativa incentivará adolescentes à leitura e contação de histórias, entrevistas e redação de contos a partir do registro da memória cultural local, ressaltando costumes e personagens do interior de Minas Gerais.


O Projeto é uma realização da MC Produção Ltda, viabilizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à cultura - Lei Rouanet (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991).

A primeira etapa do Projeto consistiu em uma visita às cidades escolhidas para apresentar a proposta, cronograma e metodologia de trabalho que contará com o apoio das Prefeituras Municipais e Superintendência Regional de Ensino.

Dentre as próximas etapas do Projeto estão definição de escolas e estudantes participantes; Oficina de contação de histórias com Bia Bedran; Seleção das histórias e produção de contos; apresentação dos livros com os contos produzidos.

O escopo de trabalho proposto consiste em produzir livros de contos com histórias de comunidades, a partir da pesquisa com moradores, realizada por adolescentes e professores dos municípios de Guanhães, Virginópolis e Divinolândia de Minas no interior de Minas Gerais. Com isso, busca-se promover o resgate da memória oral, linguagem e história, incentivando a leitura, valorizando, recuperando e registrando os costumes, tradições e personagens locais. Para a produção destes livros, será realizado um trabalho conjunto com professores das escolas públicas, que estimularão seus alunos à pesquisa por meio de atividades em sala de aula. Posteriormente os alunos farão pesquisas com moradores na busca de histórias, que serão transformadas em contos e reunidas em três livros. Os livros serão distribuídos gratuitamente gerando o resgate, registro e preservação da história local.

A produção executiva é de Éderson Caldas, Coordenação Geral e Produção de Texto, Cristiano Augusto Lopes, Coordenação Pedagógica e Assistente de Produção, Janaína Dantas Barbosa Lopes, Fotografia de Dani Dornelas, Assessoria de Comunicação, Rudson Vieira, elaboração de Prestação de Contas: Marilda Lyra e Contador: Adilson Mariano. Apoio: Instituto Cenibra, Prefeitura de Guanhães, Prefeitura de Virginópolis, Prefeitura de Divinolândia de Minas, Superintendência Regional de Educação. “O Investimento Social Corporativo da CENIBRA prioriza boas ideias. Ideias que transformam a paisagem regional de forma a valorizar a cultura das comunidades em um processo de autor reconhecimento e evolução”, avalia Leida Hermsdorff Horst Gomes, Coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da CENIBRA, patrocinadora do Projeto.

Em 2016, o Projeto Contos Locais contemplou as cidades de Açucena, Belo Oriente e Santa Bárbara.