Jaguaraçu decreta situação de emergência em razão das fortes chuvas que têm atingido o município
30/12/2022 16h30
As chuvas intensas na madrugada de 25/12 (Natal) causaram diversos danos em diferentes pontos da municipalidade. De acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, já foram realizadas mais de 60 ocorrências, com mais de 50 famílias afetas diretamente. Foram registrados diversos pontos críticos de obstrução na Rodovia Estadual MG-320 e na BR 381. Localidades como o Distrito de Lavrinha, Córrego da Cumprida, Culatra, Campinho, Porto, Salvador Gomes, Córrego Grande, Guarani, Teixeira, Taquaral, Paiol e Capim Gordura, tiveram as estradas de acesso interditadas devido ao deslizamento de terras, queda de árvores, e em alguns lugares as pontes foram levadas pelo grande volume de água ou foram danificadas prejudicando o fluxo de veículos.
Na localidade do Porto uma casa foi totalmente destruída após o deslizamento de terra nos fundos da casa. Em outros pontos da cidade houve alagamentos, obstrução de redes pluviais, inundações em casas, queda de muros e barrancos, que causaram estragos em propriedades rurais e urbanas e danos a logradouros públicos.
Com previsão de mais chuvas intensas nos próximos dias, o cenário pode agravar ainda mais e dificultar a resposta da Prefeitura, diante deste cenário a Administração Pública decretou situação de emergência, permitindo assim um melhor gerenciamento das ações e agilidade na prestação de suporte à população.
Desde a madrugada de domingo a Prefeitura vem mobilizando todos os órgãos municipais para desempenhar ações imediatas em resposta aos problemas provocados no período chuvoso, bem como a execução de serviços de limpeza, desobstrução das estradas e reconstrução dos locais atingidos.
Em caso de ocorrências envolvendo alagamentos ou deslizamentos, orientamos a população a acionar a Defesa Civil Municipal através do telefone 31 998914159.