Prefeitura de Governador Valadares passa a oferecer procedimento de balão gástrico pelo SUS
Aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), tratamento será realizado com recursos da administração municipal
27/06/2024 09h00
Os cidadãos de Valadares têm motivos de sobra para comemorar. É que a rede pública de saúde vai oferecer um tratamento inédito e gratuito no município: a colocação do balão gástrico em pacientes obesos para os quais não é indicada a cirurgia bariátrica.
A iniciativa foi aprovada nesta segunda-feira (24) pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) e será realizada pela Prefeitura de Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com recursos próprios e exclusivamente para os nossos munícipes.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Leandro Amaral, o tratamento, que é autorizado e reconhecido pelo Ministério da Saúde, consiste na colocação de um balão gástrico no estômago via endoscopia (o paciente passa por uma sedação profunda). "O balão é inserido no estômago sem cortes e/ou risco cirúrgico, sendo considerado menos invasivo do que a bariátrica. Os interessados que sejam do município, devem procurar a unidade de saúde de referência para mais informações", explica o secretário.
E mais: o balão, feito com um material parecido com silicone, é preenchido com um líquido azul a fim de que o paciente perceba, pela urina ou fezes, caso ele se rompa. O método é temporário, portanto, o balão deve ser retirado cerca de 12 meses depois, sendo sempre monitorado pelo médico - que pode reduzir ou aumentar a quantidade de corante no balão, dependendo da evolução de cada paciente.
Além disso, a inserção do balão demora cerca de duas horas e não é necessária internação. A ideia é reduzir a capacidade do órgão pela metade, provocando, assim, a perda de apetite e o aumento da saciedade, auxiliando no emagrecimento de pessoas com sobrepeso.