GV - Rede municipal de ensino agora terá Programa Miguilim

Iniciativa do governo do Estado realiza triagem oftalmológica e audiológica nos alunos da rede pública

03/08/2024 16h41

Foto: Secom/PMGV

Para identificar precocemente problemas de visão e audição dos alunos da rede de ensino público, o governo do Estado criou o Programa Miguilim. Por meio dele, são realizados exames de triagem oftalmológica e audiológica em crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, além de consultas especializadas em otorrinolaringologia e oftalmologia. Também está prevista a concessão de óculos para os alunos que necessitarem. 

Em Governador Valadares, o programa será implementado inicialmente nas escolas municipais, começando pela triagem oftalmológica. Na manhã desta sexta-feira (2), as diretoras das escolas da rede municipal participaram de uma capacitação no Polo de Educação, situado na rua Sete de Setembro, para identificar os alunos com problemas visuais. O treinamento foi ministrado pelo médico oftalmologista e vereador Maurício Dutra, responsável pela Clínica Olinta Dutra (prestadora de serviço do Hospital Samaritano). O secretário de Saúde, Leandro Amaral, e o de Educação, José Geraldo Prata, também estiveram presentes na ocasião.

Segundo Maurício Dutra, os diretores repassarão as orientações aos professores. "O serviço de atenção básica vai estar alinhado com a escola para poder realizar com os professores esse tipo de avaliação. Observando qualquer alteração na visão dos alunos, eles serão encaminhados para a clínica para fazer a avaliação do problema e, no caso de se constatar a necessidade dos óculos, eles serão entregues para essa criança após o atendimento", explicou.

A diretora da Escola Municipal Vereador Hamilton Teodoro, Tânia Cristina Teixeira Sá, comemorou a parceria das Secretarias Municipais de Educação e de Saúde. "Estou muito feliz com essa parceria do Estado com o município e o dr. Maurício Dutra para se detectar deficiências visuais que os alunos estão apresentando atualmente. A gente sabe que grande parte do nosso público é de comunidades periféricas carentes que precisam de atendimento na saúde pública. Então, essa iniciativa vem para melhorar ainda mais a qualidade da nossa educação aqui na cidade", comemorou.

Para a diretora da Escola Municipal José Ângelo de Marco, Nelma Lúcia Torres, a iniciativa vai promover um ganho a longo prazo na educação. "Hoje, estou na direção da escola, mas sou professora. E a gente percebe a importância da realização do teste visual para a criança progredir pedagogicamente. Porque a criança com cinco anos, se você percebe a baixa visão dela, você entra com os óculos e ela consegue acompanhar a turma. Sem esse acompanhamento, o ensino fica comprometido. Hoje, muitas vezes, a família não tem condição de realizar a consulta e fazer os óculos; tem condições de arcar com uma coisa só e, com o programa, elas passarão pela consulta e as mais carentes ganharão os óculos", destacou.

O nome do programa

O nome Miguilim faz alusão a um personagem do escritor mineiro Guimarães Rosa (1908-1967): um garoto do sertão que não entendia o universo dos adultos por causa de uma deficiência visual, mas que passa a enxergar o mundo de uma forma diferente ao receber um par de óculos. A personagem faz parte da obra "Manuelzão e Miguilim".