Copasa promove ações ambientais para proteger mananciais de Pedra Azul

Meta é a preservação da microbacia do rio Inhaúmas, utilizado pela Companhia para o abastecimento da população

12/09/2024 09h00

Foto: Divulgação/Copasa

A Copasa, por meio do programa Pró-Mananciais, juntamente com o Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia) e proprietários rurais do município de Pedra Azul, está desenvolvendo diversas ações em favor da preservação do meio ambiente na cidade.

Entre as principais iniciativas destacam-se a construção de 145 barraginhas (pequenas bacias escavadas no solo que captam e armazenam a água da chuva), 40 bigodes (valas nos cantos das estradas), 16 lombadas e oito quilômetros de adequação de estradas.

"Essas barraginhas que estão sendo construídas em quatro propriedades rurais permitem que a água infiltre lentamente no solo, recarregue o lençol freático e contribua na preservação da microbacia do rio Inhaúmas, um dos mananciais utilizados pela Companhia para a captação de água para o abastecimento da população local. Todas essas ações da Copasa no município são muito importantes, pois refletem o compromisso da empresa com a sustentabilidade e o desenvolvimento da região", destacou o assistente socioambiental da Copasa Washington Sousa Araújo.

Pró- Mananciais

Criado em 2017, o Pró-Mananciais visa proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga natural dos aquíferos utilizados na captação de água para tratamento e distribuição ao público.

A iniciativa está presente em mais de 290 municípios mineiros e atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida.

Agenda ESG

A atuação socioambiental da Copasa é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global.

O programa Pró-Mananciais integra o ODS 15 que consiste em proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra, evitando a perda da biodiversidade.

O programa integra ainda a Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta.