Programa Miguilim entrega 15 novos óculos a crianças da rede pública
Iniciativa, que melhora a qualidade da visão dos alunos, é uma parceria do governo estadual com o Município
23/09/2024 12h30
Para que as nossas crianças consigam aprender com qualidade e eficiência, é necessário que esforços sejam dispendidos em diversas áreas, mas principalmente na qualidade da visão dos pequenos. Para isso, a Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Saúde (SMS) e Educação (SMED), entregou 15 novos óculos a alunos do Ensino Fundamental de escolas do município.
A cerimônia ocorreu no auditório Luiz Franco (5º andar), e contou com a presença de alunos, pais, professores, diretores e autoridades do Município. A entrega dos óculos faz parte do Programa Miguilim, que vai muito além disso: o programa garante a saúde ocular das crianças e adolescentes, por meio de exames de acuidade visual realizados naqueles alunos que as professoras identificaram dificuldades para enxergar.
Na ocasião, o prefeito André Merlo ressaltou a importância do programa para democratizar o acesso a saúde e educação. "Antigamente, muitas pessoas não conseguiam nem ir ao oculista e comprar os seus óculos. E hoje, estamos tendo a oportunidade de oferecer isso, de maneira gratuita, para todos os alunos da rede pública municipal e também estadual", observou.
O secretário municipal de saúde Leandro Amaral comemorou o sucesso do programa, que transforma a realidade das crianças não só nos estudos, mas também em todos os âmbitos da vida. "Esse é um sonho antigo plantado na SMED, uma ideia que tínhamos de identificar a necessidade de que aquela criança fosse encaminhada para consulta oftalmológica e depois garantir que essa criança recebesse os óculos, porque a gente sabe o efeito disso na questão educacional e todo o desenvolvimento humano dela", ponderou.
O nome do programa
O nome Miguilim faz alusão a um personagem do escritor mineiro Guimarães Rosa (1908-1967): um garoto do sertão que não entendia o universo dos adultos por causa de uma deficiência visual, mas que passa a enxergar o mundo de uma forma diferente quando ganha um par de óculos. A personagem faz parte da obra "Manuelzão e Miguilim".