Avião da Força Aérea Brasileira cai na Grande Natal
22/10/2024 14h30
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu em Parnamirim, na Grande Natal, na tarde desta terça-feira (22). Informações preliminares apontam que a aeronave era ocupada apenas pelo piloto, que teria conseguido ejetar-se antes da queda. O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte está com equipes para conter fogo na vegetação, provocado pelo derramamento de óleo do avião.
Segundo informações preliminares, o piloto conseguiu ejetar e foi resgatado por uma equipe de salvamento.
Moradores da região contaram que ouviram um barulho muito alto e registraram a nuvem de fumaça que se formou logo após a queda. "Foi um estrondo muito alto, fora do comum. Os aviões estão passando por aqui nessa região por conta da Cruzex, em treinamento. A base aérea é muito próxima dessa região", conta o jornalista Jocaff Souza, que mora em um bairro próximo à queda do caça.
Acidente será investigado. O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) vai investigar o acidente para identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram.
Treinamento de guerra
O caça participava dos preparativos para a Operação Cruzeiro do Sul, a Cruzex. Diversas aeronaves da FAB começaram a se deslocar para a Base Aérea de Natal para participar do evento organizado pela Força Aérea Brasileira desde 2002, que visa o treinamento conjunto em cenários de conflito e promove a troca de experiências entre os países participantes.
A edição de 2024, programada para acontecer de 3 a 15 de novembro na Base Aérea de Natal. Segundo a FAB, o evento reunirá 16 países, mais de 2 mil militares e cerca de 100 aeronaves, entre brasileiras e estrangeiras.
É o maior treinamento multinacional de guerra da América Latina. Estão previstas mais de 1.500 horas de voo, com vários tipos de missões, incluindo ataque ao solo, superioridade aérea, escolta e reabastecimento em voo. Vão participar do exercício: Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, França, Alemanha, Itália, Paraguai, Peru, Portugal, África do Sul, Suécia, Uruguai e Estados Unidos.