Morre Rubim do Bandolim aos 58 anos, ícone da música do Vale do Aço

Multi-instrumentista, compositor, arranjador e professor, Rubim era uma referência no chorinho, sua maior paixão.

17/11/2024 20h30

A música do Vale do Aço está de luto. Morreu neste domingo (17), aos 58 anos, Rubens Miranda, popularmente conhecido como Rubim do Bandolim. Ele enfrentava um câncer no intestino e estava internado no Hospital de Timóteo devido a complicações da Covid-19 e pneumonia.

Rubim do Bandolim, natural de Timóteo e reconhecido como um dos maiores talentos da região.

Multi-instrumentista, compositor, arranjador e professor, Rubim era uma referência no chorinho, sua maior paixão. Durante quatro décadas de carreira, influenciou gerações de músicos no Vale do Aço e em Minas Gerais.

Ele brilhou no grupo musical "Flor de Abacate", de Belo Horizonte, e formou uma legião de alunos, muitos dos quais integraram o grupo "Choro do Vale". Rubim também participou de importantes projetos internacionais, como o "Rio Connection" no Canadá, e se destacou em festivais do Vale do Aço nos anos 1980.

Ao longo de sua trajetória, dividiu o palco com grandes nomes da música, como Hamilton de Holanda, Yamandu Costa e Hermeto Pascoal, encantando o público em eventos como o "Live Jazz".

Rubim do Bandolim era divorciado e deixa um casal de filhos. 

O velório do músico começará às 8h30 desta segunda-feira (18), no Cemitério da Saudade, no bairro Santa Maria, em Timóteo. Já o sepultamento tem previsão para ocorrer às 15h.