Após eleição, vereadores de Virginópolis querem aumentar os próprios salários

A votação do projeto de aumento estará na pauta da próxima sessão que está agendada para o dia 10 de dezembro.

06/12/2024 18h00

Vereadores de Virginópolis querem aumentar os próprios salários. A Distribuição do Projeto de Resolução nº 02.2024 foi realizado na sessão da última terça-feira dia 3 de dezembro.

O projeto é da mesa diretora da Câmara Municipal e fixa o subsídio dos vereadores do Município de Virginópolis para a legislatura de 2025 a 2028 e dá outras providencias.

Valor do salário atual

O salário atual dos vereadores da cidade de Virginopolis é de R$ 5.785,73 (cinco mil setecentos e oitenta cinco reais e setenta três centavos), sendo o maior da região, se comparado aos salários dos vereadores da cidade de Divinolândia de Minas, Gonzaga, Santa Efigenia de Minas, Sardoá e São Geraldo da Piedade e outros.

Aumento do próprio salário

Após a eleição de outubro de 2024, 03 componentes da atual mesa diretora da Câmara Municipal de Virginópolis foram reeleitos, sendo o vice-presidente Giovanni Campos Coelho, o 1° secretário Beliny Magalhães Coelho e o 2° secretário Wiliam Tanure Anastácio da Silva. Também foram reeleitos, Carlinhos do Zé Neto e Elza da Boa Vista, totalizando 5 vereadores reeleitos.

O projeto de reajuste é de autoria da atual Mesa Diretora da Câmara, e aumento proposto supostamente seria somente para os parlamentares. Isso sugere que os vereadores atuais que foram reeleitos para a próxima legislatura, caso sejam a favor do reajuste, estarão votando para aumentar o próprio salário.

Informações que chegaram ao Jornal dos Vales, dão conta que caso seja aprovado o aumento, em janeiro de 2025, o valor a ser recebido pelos vereadores passaria a ser mais de R$ 8 mil.

O JV entrou em contato com o presidente da Câmara Alex Batista, para saber detalhes do projeto, mas até o fechamento desta matéria, não obteve retorno.

Vale ressaltar ainda, que da atual composição da mesa, só o presidente vereador Alex Batista Coelho, não foi eleito para o próximo mandato, isso porque sua disputa em 2024 foi para o cargo de prefeito, ficando em 3° lugar, obtendo 22,84% dos votos, um total de 1.345.

A votação do projeto de aumento estará na pauta da próxima sessão, que está agendada para o dia 10 de dezembro.

Sendo aprovado, não precisa da sanção do prefeito Boby Charles Leão, isso porque projetos de resolução regulamentam as matérias da competência privativa da Câmara e as de caráter político, processual, legislativo ou administrativo.

Descontentamento

A informação sobre o possível aumento do salário dos vereadores de Virginópolis, chegou ao JV, a partir de um eleitor que não quis se identificar, e diz estar inconformado com o aumento, "Se o aumento for aprovado, é muito dinheiro para um vereador receber. A Câmara de Virginópolis só têm 02 sessões por mês. A população deveria comparecer em massa para assistir a esta reunião e verificar quais os vereadores irão votar nesse projeto vergonhoso", afirma o eleitor.

Resta agora, aguardar a votação para saber de fato, se os atuais vereadores que farão parte da próxima legislatura serão contra ou a favor do aumento dos seus próprios salários.

Espaço aberto para manifestação dos citados na matéria

Por Obanizia Ferraz