Conclave: cardeais brasileiros chegam a Roma para participar da eleição do novo papa
Os cardeais participaram da Missa de Exéquias do papa Francisco, na Praça de São Pedro, no Vaticano, e irão visitar o túmulo do pontífice na Basílica de Santa Maria Maior neste domingo (27)
27/04/2025 11h00
Os oito cardeais brasileiros já chegaram a Roma, na Itália, para participarem do funeral do papa Francisco, ocorrido neste sábado (26), e também para o conclave, a eleição de um novo papa, informou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Os cardeais participaram da Missa de Exéquias do papa Francisco, na Praça de São Pedro, no Vaticano, e irão visitar o túmulo do pontífice na Basílica de Santa Maria Maior neste domingo (27).
Dos oito cardeais, apenas sete têm direito ao voto no conclave. Isso porque Dom Raymundo Damasceno tem mais de oitenta anos e não tem mais direito a votar. Ele, porém, pode ser votado, segundo a CNBB.
Podem participar da votação:
- Dom Odilo Scherer - Arquidiocese de São Paulo (SP)
- Dom Orani João Tempesta - Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ)
- Dom Paulo Cezar Costa - Arquidiocese de Brasília (DF)
- Dom Leonardo Ulrich Steiner - Arquidiocese de Manaus (AM)
- Dom Sergio da Rocha - Arquidiocese de Salvador (BA)
- Dom Jaime Spengler - Arquidiocese de Porto Alegre (RS)
- Dom João Braz de Aviz - Emérito de Brasília (DF)
"Que Deus, em sua imensa piedade, conceda à Sacrossanta Igreja Romana um Pontífice zeloso e assíduo no governo da Igreja. Rezem por nós", dizia o comunicado.
Funeral do Papa Francisco
O funeral do Papa Francisco, morto em 21 de abril, vítima de um AVC e insuficiência cardíaca, começou às 5h deste sábado (26), horário de Brasília.
A Missa das Exéquias do Papa Franciscoaconteceu no adro da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Foi celebrada pelo Cardeal Giovanni Battista Re, Decano do Colégio Cardinalício. Na homilia, o Cardeal lembrou as crenças de Francisco.
Na chegada do caixão à Basílica de Santa Maria Maior, o corpo de Francisco foi recebido pelo badalar de sinos após um cortejo emocionante por mais de 4km nas ruas de Roma. Por onde o papamóvel passava havia milhares de fiéis saudando e orando pelo Papa.
Já dentro da Basílica, o corpo do Papa foi recebido por crianças que carregavam flores brancas.