Homem é preso por planejar atentado a bomba no show da Lady Gaga
04/05/2025 14h00
Um homem que planejava realizar um ataque de bombas na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, durante o show da Lady Gaga neste sábado (3), foi preso pela Polícia Civil. Um adolescente foi apreendido.
De acordo com a Polícia Civil, os envolvidos recrutavam virtualmente participantes para promover os ataques usando explosivos improvisados. Tudo isso seria feito para ter notoriedade nas redes sociais.
O grupo que organizava o ataque pregava discurso de ódio e queria afetar crianças, adolescentes e o público LGBTQIAPN+. O homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo no RS, e o adolescente foi apreendido por armazenamento de pornografia infantil no Rio.
O alerta para o esquema, segundo a PCERJ, partiu da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil. Logo após o alerta, foram iniciadas as investigações da "Operação Fake Monster".
Os alvos da operação promoviam a radicalização de adolescentes, disseminação de crimes de ódio, automutilação, pedofilia e conteúdos violentos como forma de pertencimento e desafio entre jovens.
Foram cumpridos no total 15 mandados de busca e apreensão em Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias e Macaé, no Rio; Cotia, São Vicente e Vargem Grande Paulista, em São Paulo; São Sebastião do Caí, no Rio Grande do Sul; e Campo Novo do Parecis, no Mato Grosso.
Ainda na tarde de sábado (3), agentes da PCERJ cumpriram mandado de busca e apreensão contra um dos indivíduos envolvidos. Ele ameaçava matar uma criança ao vivo. Ele responde por terrorismo e induzimento ao crime.
O Ministério da Justiça também ajudou nas investigações. Foram apreendidos armas, munições e outros objetos.
Mais de 2,1 milhões de pessoas estiveram presentes no show da artista neste sábado (3), em Copacabana, segundo a Riotur, superando o público de Madonna no ano passado, que reuniu cerca de 1,6 milhão.