Nova onda de frio prolongada se aproxima e deve atingir Minas; veja quando começa

Períodos com baixas temperaturas devem atingir São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul

04/06/2025 10h00

Junho começa com mudanças significativas no tempo em vários estados do Centro-Sul Brasileiro. Uma nova onda de frio, com características distintas da primeira registrada no final de maio, está avançando sobre o país, e o Sul de Minas Gerais será uma das regiões impactadas. O alerta é do Instituto Clima Tempo.

A partir do domingo, 8 de junho, uma massa de ar polar de característica mais forte deve avançar sobre o continente, trazendo uma queda acentuada nas temperaturas e impactando o Sudeste, Centro-Oeste e áreas do Norte do país. Para o Sul de Minas, esta nova onda de frio significará uma diferença maior e mais períodos com baixas temperaturas.

Mais neve?

O Climatempo destaca que o risco de neve é muito menor ao que foi previsto e ao que aconteceu na onda de frio do final de maio. A previsão, indica uma chance reduzida para neve, porém, restrita novamente a regiões mais altas da SerraCatarinense, como Urupema, São Joaquim e Urubici - na segunda-feira, 09 de junho.

Detalhes da Onda de Frio:

  • A primeira massa de ar frio, mais fraca, começa a reforçar o ar frio no Sul entre a noite de quinta-feira (5 de junho) e a sexta-feira (6 de junho). Isso já mantém temperaturas mais amenas no Rio Grande do Sul e provoca uma queda acentuada em Santa Catarina e Paraná. 
  • A onda principal e mais forte está prevista para o domingo (8 de junho), quando a massa de ar polar mais robusta avançará;
  • Esta onda de frio, embora abranja uma área um pouco menor e não seja tão intensa quanto a primeira registrada na última semana de maio, terá uma duração maior;
  • Muitos locais sentirão o frio por mais tempo do que na onda que terminou em 3 de junho;
  • É importante ressaltar que a maior duração não significa que será menos frio que no último evento.

Regiões mais afetadas

  • Além do Sul de Minas Gerais, as áreas que terão uma diferença maior e mais períodos com baixas temperaturas incluem São Paulo, Rio de Janeiro, e o Centro-Sul e Leste de Mato Grosso do Sul. 
  • Inicialmente, o Rio Grande do Sul seguirá com temperaturas amenas, e Santa Catarina e Paraná terão quedas mais acentuadas antes da chegada da massa principal de ar polar.