Maduro é Chamado de "Líder de Cartel" por Secretário de Trump
Marco Rubio, secretário de Estado norte-americano, disse ainda, em publicação nas redes sociais, que governo de venezuelano não é legítimo
27/07/2025 14h00
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, declarou neste domingo (27) que Nicolás Maduro "não é o presidente da Venezuela", mas sim o líder de um cartel de drogas.
Em publicação na rede social X (antigo Twitter), Rubio afirmou que Maduro comanda o Cartel de Los Soles, grupo apontado por autoridades dos EUA como envolvido no tráfico internacional de drogas. "Seu regime não é um governo legítimo", escreveu.
Na última sexta-feira (25/7), o Departamento do Tesouro dos EUA designou o cartel de Los Soles como uma organização terrorista internacional, e anunciou sanções contra a organização venezuelana.
A declaração surge em meio à discussão sobre o possível retorno da petroleira americana Chevron à Venezuela. No início de 2024, o governo Trump havia revogado a licença que permitia à empresa operar no país sul-americano, como parte das sanções contra o regime de Maduro.
Agora, porém, Washington avalia permitir o retorno da companhia, de acordo com a agência Dow Jones Newswires. Os termos do novo acordo ainda estão em fase de negociação.
Libertação de reféns
Esse possível retorno acontece paralelamente à recente troca de prisioneiros entre os dois países, que resultou na libertação de dez cidadãos norte-americanos detidos na Venezuela. As tratativas estão sendo discutidas tanto no âmbito diplomático quanto político, envolvendo figuras como Trump e o próprio Rubio.
A movimentação gerou críticas entre setores do Partido Republicano, que veem a reaproximação como um recuo em relação à pressão imposta contra Maduro nos últimos anos.